AlenquerLusa

Misericórdia investe 1,3ME a reabilitar convento do século XVII em Alenquer

Merceana, Lisboa, 12 dez (Lusa) – A Santa Casa da Misericórdia da Merceana, em Alenquer, está a investir 1,3 milhões de euros na reabilitação da Igreja e Convento de Santo António de Charnais, imóvel do século XVII localizado naquele concelho do distrito de Lisboa.

A empreitada engloba obras de conservação, recuperação e reabilitação, que estão a decorrer por um prazo de seis meses, refere o contrato assinado com o construtor, publicado em Diário da República em 05 de dezembro e a que a agência Lusa teve hoje acesso.


Contactada pela Lusa, a provedora da instituição, Carla Pereira, esteve indisponível para prestar mais esclarecimentos.


Classificado como monumento de interesse municipal, o Convento de Santo António de Charnais, onde está integrada a Igreja da Santa Casa da Misericórdia da Merceana, foi fundado pelos franciscanos no século XVII, vindo um século depois a sofrer obras de melhoramentos e ampliação, segundo o sítio da Internet da Direção-Geral do Património Cultural.


A obra foi erguida na sequência de pedidos da população, forçada a percorrer longas distâncias para ter serviços religiosos.


Possui arquitetura e motivos decorativos do período maneirista, barroco e rococó, destacando-se os azulejos, que retratam a vida de Santo António e cenas da vida dos franciscanos, e as pinturas do teto da capela-mor e da Sala da Portaria.


Após a extinção das ordens religiosas, em 1843, funcionou como hospital, lar de idosos e centro de atividades de tempos livres, mantendo assim uma relação permanente com a população a nível assistencial.


 


FYC // MCL


Lusa/Fim

Author: JornalOeste

Autoria: Lusa / Notícias
Ver mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Close