CulturaLusaRio Maior

BREVES: País

Redação, 24 ago (Lusa) – Notícias breves do País:

 


RIO MAIOR: Apreendidas 2.028 doses de haxixe em elevador


 


A GNR apreendeu, na quarta-feira, 2.028 doses de haxixe que estavam escondidas na parte superior do elevador de um prédio em Rio Maior, foi hoje anunciado.


Em comunicado, o comando territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana afirma que a apreensão, realizada por elementos do posto de Rio Maior da GNR, aconteceu na sequência de uma denúncia sobre a existência de uma embalagem suspeita na parte de cima do elevador.


A GNR afirma que estão em curso diligências de investigação no sentido de identificar o suspeito.


 


SANTARÉM: Concerto dos Charruas na sexta-feira


 


Os Charruas atuam na sexta-feira à noite no Largo do Seminário, em Santarém, abrindo a programação do fim de semana da iniciativa “Verão In.Str… É um Espanto!”, que decorre até 23 de setembro.


No sábado de manhã o Rancho Folclórico da Ribeira de Santarém desfila pelas ruas do centro histórico, em mais uma ação da vertente “In.Tradição” do programa de animação de verão promovido pela Câmara de Santarém, neste caso numa parceria com o INATEL.


Uma aula de ioga, animação desportiva e teatro para crianças são outras iniciativas programadas para a manhã de sábado, realizando-se à noite, de novo no Largo do Seminário, o concerto “Blues & Groovers” pelo Conservatório de Música de Santarém.


 


SALVATERRA DE MAGOS: Glória do Ribatejo mostra tradições em duas exposições na Casa do Povo


 


A Casa do Povo de Glória do Ribatejo, no concelho de Salvaterra de Magos, distrito de Santarém, tem patentes duas exposições que resultam do trabalho de estudo e divulgação do património local pela Associação Rancho Folclórico.


Uma das exposições, “Bonecas da Glória – Conclusão da Coleção”, mostra 16 bonecas “trajadas com os diversos tipos de trajes glorianos, desde os mais sóbrios aos mais festivos”, dos últimos 100 anos, respeitando “escrupulosamente as características resultantes do trabalho de recolha que se iniciou há várias décadas”, refere uma nota da Confraria Ibérica do Tejo, que divulga a iniciativa.


A outra exposição, “Glória – Corações Marcados nos Tempos”, patente no exterior da Casa do Povo, inspira-se nas bandeiras tradicionais da festa da aldeia, “apresentando um conjunto de 35 corações marcados a ponto de cruz e representativos do universo espiritual e artístico do artesanato tradicional da Glória”, resultante de “um longo e exaustivo estudo de centenas de peças, em particular dos lenços de namorados, cuja riqueza simbólica extravasa o que de comum podemos encontrar nas coisas do povo”, adianta a nota.


 


PORTIMÃO: Salva-vidas faz resgate médico de dois passageiros


 


A Polícia Marítima de Portimão recebeu na quarta-feira um pedido de resgate médico de uma embarcação marítimo-turística e acionou o salva-vidas da estação de Ferragudo para transportar duas passageiras para terra, revelou hoje a Autoridade Marítima Nacional.


O pedido foi recebido via rádio e o salva-vidas foi ao encontro da embarcação, transportando depois as duas passageiras para a marina de Portimão, onde se encontrava uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) à sua espera, precisou a Autoridade Marítima num comunicado.


“Um dos passageiros foi transportado por uma ambulância do INEM para o hospital de Portimão”, indicou a fonte, sem precisar que problema médico esteve na origem do resgate destes dois passageiros.


 


ALENQUER: Detido suspeito de incêndio


 


A PJ anunciou hoje a detenção de um homem de 38 anos, trabalhador agrícola, suspeito de ter provocado um incêndio florestal no concelho de Alenquer.


Numa nota, a PJ indicou que o homem é suspeito de ter provocado um incêndio no passado dia 13 de agosto num terreno próximo da sua localidade de residência quando, “ao que tudo indica, estaria ébrio”.


O detido vai ser hoje presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de eventuais medidas de coação.


 


 


BARREIRO: Antigo café vai ser transformado em esquadra da PSP


 


O edifício do antigo Café Barreiro, na cidade do Barreiro, vai ser reabilitado para acolher uma esquadra da PSP, anunciou hoje o município da margem sul do Tejo.


Em comunicado, a Câmara Municipal do Barreiro anunciou que já lançou o concurso público para que a 5.ª esquadra da PSP venha a ser instalada no edifício do antigo Café Barreiro, situado na zona antiga da cidade, com um preço base de 715 mil euros.


“Esta obra decorre de uma antiga aspiração da população do Barreiro, pois irá promover uma maior proximidade da polícia e proporcionará melhoradas condições de prestação do serviço policial”, refere a nota da autarquia.


O concurso público, que agora se inicia, tem uma duração prevista de 150 dias e, posteriormente, a empreitada 365 dias.


 


 


MADEIRA: PJ detém suspeito de crime de homicídio na forma tentada e roubo a idosa


 


A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal do Funchal e em colaboração com a PSP, identificou e deteve um homem por suspeita dos crimes de homicídio na forma tentada e roubo a uma idosa.


Num comunicado hoje divulgado, é referido que “o arguido utilizou uma faca para agredir a vítima de 74 anos, provocando-lhe várias perfurações na zona occipital que obrigaram ao seu internamento hospitalar”. Depois, roubou-lhe 95 euros para comprar droga, acrescenta a polícia.


Os factos aconteceram na quarta-feira numa das instalações sanitárias públicas na cidade do Funchal.


O detido, de 37 anos, vai ser presente às autoridades judiciais para aplicação de medida de coação tida por adequada.


 


REGIÕES: Maria Rita Andrade na Câmara das Regiões


 


 


O Conselho de Ministros aprovou hoje a alteração à composição da delegação portuguesa no Congresso das Autoridades Locais e Regionais para o mandato 2016-2020, na sequência de pedido apresentado pelo Governo Regional da Madeira.


A Câmara das Regiões passa a integrar como membro efetivo a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais do Governo Regional da Madeira, Maria Rita Andrade, substituindo Rubina Leal, que deixou de ser secretária regional por ser candidata do PSD à presidência da Câmara Municipal do Funchal.


O Congresso dos Poderes Locais e Regionais da Europa é um organismo internacional que funciona junto do Conselho da Europa e que tem por missão a defesa, reforço e o desenvolvimento do poder local e regional.


 


 


LISBOA: Dia Municipal do Bombeiro assinalado com homenagem


 


A Câmara de Lisboa vai assinalar o Dia Municipal do Bombeiro na sexta-feira com uma homenagem junto à lápide evocativa do incêndio do Chiado, para distinguir a sua “perseverança, altruísmo, esforço e solidariedade”.


Numa nota divulgada hoje, o município aponta que a cerimónia, que decorrerá de manhã, irá consistir na “colocação de uma coroa de flores em memória dos que combateram e dos que faleceram em 1988 na sequência do incêndio no Chiado, com os respetivos toques de silêncio e alvorada, seguido de alocução”.


Esta homenagem, que contará com a presença do presidente da Câmara, Fernando Medina (PS), pretende “homenagear os bombeiros de Lisboa, mulheres e homens, que colocam muitas vezes a sua própria vida em risco e que todos os dias, 24 horas por dia, sete dias por semana, nos 365 dias do ano, zelam pela segurança, proteção e socorro das populações”.


 


LISBOA: Última edição de verão do “Jardim de Encantar” no sábado


 


A Junta de Freguesia do Areeiro, em Lisboa, assinala a 02 de setembro a última edição de verão da iniciativa “Jardim de Encantar”, dedicada às crianças e que “já contou com milhares de visitantes desde maio”, anunciou hoje a autarquia.


Numa nota enviada à comunicação social, a Junta promete uma tarde com atividades para toda a família no Jardim Fernando Pessa, incluindo “espetáculos de circo e de magia, fantoches, insufláveis e jogos tradicionais”.


A iniciativa terá início pelas 15:00 e estende-se até às 19:00, sendo de entrada gratuita.


 


FYM/EC/FYS/RCS/MHC/MLL // ROC


 


Lusa/fim

Author: Boss

Ver mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Close