BombarralCulturaEconomiaLusaSociedade

Setenta mil visitantes esperados no Festival do Vinho e da Pera Rocha do Bombarral

Bombarral, Leiria, 31 jul (Lusa) – Setenta mil visitantes são esperados este ano no 32.º Festival do Vinho Português e 22.ª Feira Nacional da Pera Rocha, que começam na terça-feira no Bombarral, estimou hoje o presidente da Câmara Municipal.

José Manuel Vieira disse à agência Lusa que é esperado “um aumento de visitantes” de 60 mil, o número da edição do ano passado, para os 70 mil na edição deste ano.


O autarca explicou que o certame “tem um grande impacto na projeção económica e divulgação dos produtos agrícolas produzidos no concelho”. Cerca de 70% da produção agrícola é pera rocha e os restantes 30% são repartidos entre a vinha e a produção de hortícolas e de bacelos para a plantação de vinhas.


No programa de animação, Luís Represas dá um concerto na quarta-feira, seguindo-se José Cid no dia seguinte e Tiago Bettencourt na sexta-feira, de acordo com uma nota da organização.


A edição deste ano tem como novidades a demonstração do processo de calibragem e embalamento de pera como a acontece nas centrais fruteiras do concelho e um espaço, da responsabilidade da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, onde todos os dias vários chefes de cozinha vão confecionar ao vivo pratos e sobremesas, utilizando o vinho e a pera rocha do Oeste.


Além de promover a agricultura do concelho, a organização pretende contribuir com o festival para criar hábitos saudáveis do consumo de fruta e de vinho, de forma moderada, face aos benefícios que têm para a saúde.


A ter lugar na Mata Municipal da vila, o evento termina a 09 de agosto e pretende promover estas duas fileiras da agricultura, o vinho e a pera rocha, sendo o mais antigo certame vitivinícola do país.


Ao longo dos seis dias, os visitantes vão poder contactar com várias empresas e entidades ligadas ao sector agrícola, assim como provar a gastronomia e doçaria regionais nas tasquinhas existentes e participar em provas de vinhos e de doçaria de pera rocha.


O festival acolhe um encontro de diversos ranchos folclóricos na terça-feira e um corso de máquinas e tratores agrícolas.


 


FYC // JLG


 


Lusa/Fim


 


 

Author: Boss

Autoria: Lusa / Notícias
Ver mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Close